Fone: (11) 2642-1180
  | Pilates | Estética | Fisioterapia | Acupuntura |Podologia | Psicologia | Quiropraxia |

- Glossário Médico - A

| A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q |
| S | T | U | V | X | Z | Y | W |

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC): Episódio agudo de distúrbio neurológico secundário a doença dos vasos cerebrais; pode ser hemorrágico ou isquêmico.

AFECÇÃO: Doença

ALERGOLOGIA: Tratamento de alergias, que são reações de nosso organismo a poeira, pêlo/pena de animais/aves, alimentos, etc.

ALERGOLOGIA PEDIÁTRICA: Tratamento de doenças alérgicas em crianças (ver alergologia).

AMENORRÉIA: Falta de menstruação.

ANÁLISES CLÍNICAS: Exames de urina, fezes, sangue, etc.

ANATOMIA PATOLÓGICA E CITOPATOLÓGICA: Exames de materiais extraídos em procedimentos ou cirurgia.

ANESTESIOLOGIA: Anestesia, procedimento anestésico para aliviar a dor de um procedimento ou cirurgia.

ANGIOLOGIA: Tratamento cirúrgico ou não, dos vasos sangüíneos.

ANGIOPLASTIA: Procedimento utilizado para tratamento de doenças obstrutivas arteriais, tais como, artérias coronárias, artérias renais, artérias femurais e outras artérias periféricas. Consiste na dilatação da obstrução detectada por estudo angiográfico, através de catéter balão que se insufla no local desta, remoldando a luz da artéria por rotura e dilação.

ARRITMIA: O coração possui atividade elétrica própria que consiste na geração e transmissão de estímulos. Distúrbios destas propriedades resultam em alterações do ritmo cardíaco ou arritmia cardíaca. Entre nós, a causa mais comum de arritmia cardíaca é a Doença de Chagas.

ARTICULAÇÃO. Conexão entre os ossos do esqueleto que permite sua mobilidade. As articulações permitem movimentos de flexão e a extensão, inclinação lateral, circundação e rotação. As extremidades dos ossos, nas articulações, estão cobertas por uma delgada cartilagem, a cartilagem articular. A articulação está rodeada por uma cápsula de tecido conjuntivo, a cápsula articular. A camada mais interna é uma membrana lisa que chama-se sinovial. . É um líquido que facilita a movimentação das superfícies articulares. O conteúdo da cavidade articular pode estar aumentado em casos de processos inflamatórios da sinovial (sinovites).

ARTROSCOPIA: (OrtSopedia) - Exame de uma articulação (geralmente joelho), realizada por pinças introduzidas por pequenos furos na pele, acompanhada por televisão.

AUDIOMETRIA: Avaliação de distúrbios de audição.

Desenvolvido por A.Montano

Clínica Zahav